elma Rufino, Administradora Regional de Arniqueira, lidera ação para diálogo e limpeza em áreas de vulnerabilidade

Por: Kelven Junio

A Administradora Regional de Arniqueira, Telma Rufino, junto com sua equipe de gabinete e membros da área técnica social, embarcou em uma iniciativa crucial para enfrentar os desafios apresentados pelo aumento significativo da comunidade em situação de rua na região. A ação, realizada nas ruas em contato direto com moradores em condições de vulnerabilidade, visa abrir um diálogo que permita, de maneira espontânea, a transferência dessas pessoas para os abrigos de acolhimento do Governo do Distrito Federal (GDF).

O diálogo proposto por Telma Rufino, além de buscar o convencimento para a mudança, tem como objetivo principal a retirada do lixo e de inservíveis dos locais onde essas comunidades vulneráveis se instalam, contribuindo para a limpeza da cidade. A ação não apenas visa melhorar a qualidade de vida desses moradores, mas também impede que os locais ocupados por eles se tornem propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e possíveis doenças relacionadas ao ambiente insalubre.

Arniqueira enfrenta desafios extras devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023, que proibiu a remoção compulsória das pessoas em situação de rua. Esse cenário tem causado transtornos para os moradores e comerciantes, além de acumular resíduos nos locais ocupados por essa comunidade. Telma Rufino conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nas ações de retirada de lixo e inservíveis desses espaços.

A Administradora Regional faz um apelo à comunidade para não realizar doações de inservíveis ou qualquer outro material para os moradores em situação de rua. Essas ações, muitas vezes feitas com generosidade, podem criar a falsa ideia de que a população apoia a permanência dessas pessoas em espaços públicos. Telma destaca a importância de realizar solicitações apenas pelos canais oficiais do GDF, como o disque 162 ou o site www.participa.df.gov.br.

SAIBA MAIS:

Postar um comentário

0 Comentários