Na manhã desta terça-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma operação de fiscalização nas avenidas Comercial Sul e Norte, em Taguatinga, com foco no uso indevido de vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e idosos. A iniciativa tem como objetivo garantir o respeito ao direito de mobilidade e assegurar que essas vagas sejam devidamente utilizadas por quem tem esse direito.
Durante a operação, foram identificados 13 veículos estacionados de forma irregular em vagas especiais. Adicionalmente, 30 veículos foram autuados por diversas infrações de trânsito, e um deles foi removido para o depósito da autarquia.
A operação contou com a participação de seis agentes de trânsito, distribuídos em três viaturas, além do suporte de um guincho e uma empilhadeira.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso indevido de vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos, sem a devida credencial, configura uma infração gravíssima. Essa infração acarreta a penalidade de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma multa de R$ 293,47 e a remoção do veículo.
O coordenador de policiamento da Região Oeste, Wesley Cavalcante, enfatizou que operações semelhantes serão realizadas em outras áreas de Taguatinga e em todo o Distrito Federal: “Como parte das iniciativas de conscientização e para combater infrações de trânsito, o Detran-DF continuará priorizando ações que garantam uma melhor fluidez e mobilidade no trânsito para todos”.
*Com informações do Detran-DF
0 Comentários