Shows de artistas locais e nacionais, sessões de cinema, exposições de arte e muito mais. A programação cultural do fim de semana no Distrito Federal está repleta de atrações. Os eventos contam com o apoio e incentivo das secretarias de Turismo (Setur-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A Agência Brasília reuniu diversas opções de lazer e diversão. Confira.
Gostinho nordestino
Um dos eventos mais aguardados nesta época do ano, O Maior São João do Cerrado espera divertir 300 mil pessoas até domingo (15), celebrando a cultura nordestina, com música, dança e gastronomia típicas. A estrutura está montada na QNN 12 de Ceilândia, ao lado do estádio Abadião, e a entrada é gratuita. O público poderá aproveitar shows de artistas e grupos como lohanes, Negão Chandon, Flavinho Casca de Bala e Banda Magníficos, além de atrações locais, como Alisson e Aryel, Rick e Rangel e Nego Rainner. Os portões abrem às 18h.
Arte de todos os tipos
A quarta edição do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro também é uma opção de lazer para a população. Realizado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, no Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul, o evento começou no dia 9 e termina no domingo (15). As apresentações e bate-papos abordam a cultura da população e as tradições brasileiras, levando os visitantes a mergulhar no mundo da encantaria. A entrada é gratuita e os ingressos para cada espetáculo são disponibilizados sempre às 12h do dia anterior, pelo Sympla.
Exposições
As galerias do Espaço Oscar Niemeyer recebem a exposição Ressonância, de Naura Timm, até o dia 13 de outubro. A mostra é inspirada no Cerrado, representando memórias ecológicas da natureza com peças compostas por pedras, cristais e materiais provenientes do bioma.
A área externa do Museu Nacional da República está ocupada pela exposição coletiva Resiliência: Habitar Na Emergência Climática, integrante do III Festival de Fotojornalismo de Brasília. As fotos são assinadas por Adriana Zehbrauskas, Isis Medeiros, Kamikia Kisêdjê, Lalo de Almeida, Maíra Erlich, Márcia Foletto, Victor Moriyama e Yan Boechat, com curadoria de Zuleika de Souza. As peças seguem à mostra até 22 de setembro.
Mais uma opção para aqueles que desejam apreciar arte visual. A exposição Portais, do grafiteiro Soneka, será aberta ao público nesta sexta (13) na brinquedoteca do Recanto das Emas, na Quadra 109, com visitação das 10h às 16h. As peças trazem a essência do artista nascido em Ceilândia e convidam o espectador a refletir sobre outros cosmos.
Curta colaborativo
O projeto LAB JUV encerra o primeiro ciclo de atividades, realizado por quatro meses na Casa Afrolatinas, no Varjão, neste domingo (15), em um evento no Espaço Cultural Renato Russo, a partir das 15h30. A ocasião marca a pré-estreia do curta-metragem Um Dia Especial, roteirizado, dirigido e finalizado de forma coletiva pelos alunos e mentores do projeto como resultado do laboratório em direção, roteiro, edição, direção de arte, produção e fotografia. Baseada no conto A louça de enfeite, de Kaju Ataíde, participante do curso, a obra aborda a herança e memória familiar a partir da relação entre uma menina de 9 anos e sua avó.
Um ônibus gratuito sairá às 14h30 da Casa Afrolatinas, passando às 14h50 pelo estacionamento superior da Rodoviária, em frente ao Conic, para levar os visitantes ao espaço. A entrada e o uso do coletivo são gratuitos.
Música
Depois de desembarcar no Cruzeiro e no Varjão no último fim de semana, o festival Sai da Lata estará no ginásio da Administração Regional do Paranoá e na Praça Crixá de São Sebastião no sábado (14) e domingo (15), respectivamente. No primeiro dia, haverá apresentações do grupo de DJs Eletromanas, da banda Passo Largo, de Gaivota Naves, além de atividades de artes integradas e uma jam session com convidado surpresa. Já no domingo (15), o grupo autoral Her Jazz vai animar o público, junto ao duo de DJs SoulMate, o grupo Seu Preto e batalhas de rimas comandadas por O’Hara Vitara. As atividades começam às 16h. O encerramento do projeto será no Altiplano Leste, no dia 28 de setembro, a partir das 18h.
Um evento repleto de cultura, lazer e gastronomia, com atrações para toda a família. Realizado pelo GDF em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), o festival de aniversário do Jardim Botânico começou nesta quinta-feira (12) e vai até o próximo domingo (15), comemorando o aniversário de 20 anos da região administrativa. A programação do JB Fest ocorre no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardins Mangueiral, com apresentações de chorinho, MPB, forró, sertanejo, pagode e samba.
Nesta sexta (13), haverá shows de forró; no sábado (14), de sertanejo; e no domingo (15), de samba e pagode. Entre quinta-feira e sábado, as apresentações com os artistas locais começam a partir das 18h30 e, no domingo, às 12h. Todas as informações sobre a programação completa estão disponíveis no site oficial do MCJB.
Morango
O segundo e último final de semana da 28ª Festa do Morango de Brasília vai agitar o público com shows do cantor Dilsinho, do Trio Parada Dura e da dupla César Menotti & Fabiano, que sobem aos palcos de sexta a domingo, respectivamente. A programação ocorre na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), responsável pela organização do evento, no Km 13 da BR-080. Na sexta-feira, o espaço funciona das 18h às 2h, e aos sábados e domingos das 10h às 2h. A entrada é gratuita mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.
O visitante também poderá conhecer a Morangolândia, que conta com 42 estandes de produtores locais. Será possível provar desde cachaças e licores feitos com morango a tortas, picolés, bolos e geleias, em que a fruta também é a grande estrela. A celebração é organizada também pela Associação Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Turismo, Polícia Militar do Distrito Federal e de diversos parceiros.
Sétima arte
As múltiplas formas de ser mulher são o mote da edição especial da mostra Cinema Urbana, disponível a partir desta sexta-feira (13) até o dia 26 deste mês. Os filmes em cartaz abordam o protagonismo feminino, a quebra de estigmas entre mulheres cisgêneros e transexuais, estereótipos de gênero e raça e universos narrativos que conformam questões de pertencimento e afeto. Aos finais de semana, haverá sessões ao ar livre com apresentações musicais.
A abertura do evento ocorre nesta sexta (13), a partir das 20h, embalada pelo coletivo Eixona, formado por Mari Mira, Pati Egito e Isadora Perigo, e pela festa Eixona, de música afro-caribenha. No sábado (14), os jardins do CCBB recebem projeção filme Mato Seco em Chamas, e domingo (15) é dia de dobradinha com o curta Escasso e o longa Nomadland.
A ação Vem pro CCBB conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A van fica estacionada próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB, ou ainda pelo QR Code da van. O ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Veja os horários no site do equipamento.
O Cineclube Vale do Amanhecer segue a temporada gratuita de cinema com pipoca para a população da região, localizada em Planaltina. Neste sábado (13), o projeto estará na Escola Classe Aprodarmas, na área rural, com sessões às 10h e às 16h. No dia 28 será a vez da Escola Classe Rural Pedra Fundamental receber mais duas sessões no mesmo horário, todas abertas à comunidade em geral.
Cores da natureza
Em comemoração à Semana do Cerrado, o Jardim Botânico de Brasília recebe a oficina Aquarela Botânica neste domingo (15), das 10h às 11h30. O evento gratuito terá 20 vagas e será ministrado pela escritora Maibe Maroccolo, que recentemente lançou o livro A Natureza das Cores Brasileiras, desenvolvido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Os participantes poderão explorar o processo de extração de pigmentos de plantas tintoriais do bioma nativo, para aplicarem em suas próprias pinturas. “É uma oportunidade de aprender, criar e celebrar a riqueza natural do Cerrado de forma prática e inspiradora”, convida Maroccolo.
Radical
Outro evento marcado para este final de semana é o Mega Drift, dedicado à prática de drift, corridas e competições entre 40 pilotos de nove unidades da federação. O encontro radical será realizado no estacionamento da Granja do Torto, a partir das 10h, e conta com apoio da Setur. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas participem da experiência. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e devem ser adquiridos pela internet.
Fique atento!
A segunda temporada do Superjazz Festival chega com o “pé na porta”. Realizado até o dia 25 deste mês, sempre às quartas-feiras, a partir das 17h, o evento é um convite para apreciar o pôr do sol ao som de jazz e música afro-brasileira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso.
Nos três dias de festival, o público poderá curtir o som dos DJs Dudão Melo e Sartô, seguidos por outras atrações. A próxima quarta-feira (18) será a vez do Coletivo Superjazz, que explora as fronteiras entre o jazz e a música afro-eletrônica brasileira, e do multi-instrumentista Manassés de Sousa, que cultua raízes na cultura nordestina. No primeiro dia de festival, subiram aos palcos o violinista Tom Suassuna e o grupo Gypsy Jazz Club, enquanto no último dia a festa será comandada pela guitarrista Marlene Souza Lima e o grupo Her Jazz.
União de poesia, dança, brincadeira tradicional, artes gráficas, objetos e outras linguagens artísticas. É assim que os artistas Diana Salu e Francisco Rio definem a exposição Meu Nome É Um Caminho, assinada por eles e disponível a partir das 19h de segunda-feira (16) na Galeria A Pilastra, no Guará. A mostra fica aberta até 18 de outubro, sempre de quarta a sábado, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
0 Comentários