Caps II do Riacho Fundo inaugura horto agroflorestal para saúde mental






O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II do Riacho Fundo ganhou um novo espaço dedicado à saúde, ao acolhimento e ao bem-estar dos usuários. Na última sexta-feira (12), foi inaugurado um horto agroflorestal medicinal biodinâmico (Hamb), voltado ao cultivo de plantas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). A iniciativa faz parte da Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb), fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília.


Para Gabriela Andrade, médica de família e comunidade da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde, o Hamb representa um marco para a atenção especializada. “Será uma ferramenta potente para estimular o contato com a natureza, a conexão entre as pessoas e uma experiência prática de cuidado em saúde mental”, afirma.


Entre as espécies cultivadas no horto estão lavanda, alecrim e melaleuca, além de frutas, mandioca, milho e hortaliças. De acordo com a pesquisadora da Fiocruz, Fabiana Peneireiro, muitas dessas plantas foram sugeridas pelos próprios usuários e profissionais da unidade. “O espaço promove vínculos, incentiva hábitos saudáveis e contribui para a qualidade de vida de todos os envolvidos”, explica.


Segundo a psicóloga Wenddie Dutra, do Caps II do Riacho Fundo, o Hamb traz benefícios terapêuticos diretos. “O contato com a terra e com as plantas contribui para a diminuição da ansiedade, fortalece processos de socialização e possibilita aos usuários resgatar autonomia e identidade para além do papel de paciente”, ressalta.


O Caps II do Riacho Fundo atende pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), KM 2, Granja do Riacho Fundo, a unidade realiza atendimento de caráter aberto e comunitário, com equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e equipe de enfermagem.


O Hamb é o 35º horto implantado no Distrito Federal, consolidando a integração entre saúde, natureza e comunidade na promoção de qualidade de vida.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/caps-ii-do-riacho-fundo-inaugura-horto-agroflorestal-para-saude-mental/?fsp_sid=200932

Postar um comentário

0 Comentários