O Programa de Interação Acadêmica Multiportas da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) está em busca de parceria com faculdades de medicina. A cooperação técnica na área de saúde tem como intuito promover a colaboração entre DPDF e instituições de ensino superior, favorecendo o intercâmbio de experiências para o desenvolvimento de soluções em questões de interesse comum.
O objetivo é que as faculdades de medicina contribuam diretamente com os projetos sociais da DPDF, com foco no atendimento à população vulnerável. Além disso, as universidades terão um papel importante em questões mais complexas relacionadas à saúde, inclusive no âmbito das demandas judiciais. A iniciativa também abrange a educação em direitos na área da saúde, promovendo a troca de conhecimento e gerando benefícios tanto para profissionais quanto para os acadêmicos e a sociedade.
“Integrar o conhecimento médico aos serviços jurídicos não apenas fortalece o caráter multidisciplinar das ações, mas também gera um importante ambiente de aprendizado prático para os universitários”
Celestino Chupel, defensor público-geral
As faculdades serão convidadas para o programa a partir de outubro deste ano pela Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF. As instituições interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Easjur pelo telefone (61) 2196-4409, pelo WhatsApp (61) 99359-0022 ou presencialmente, em dias úteis, das 8h às 18h, na sede da escola, localizada no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Loja 01, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O encontro para discutir detalhes sobre a parceria será realizado de forma online em 24 de outubro, a partir das 10h30.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a ampliação do Programa de Interação Acadêmica para o curso de medicina representa um avanço estratégico e relevante. “Integrar o conhecimento médico aos serviços jurídicos não apenas fortalece o caráter multidisciplinar das ações, mas também gera um importante ambiente de aprendizado prático para os universitários, que terão a oportunidade de vivenciar os desafios relacionados à saúde pública e ao direito à saúde, enquanto desenvolvem um senso de cidadania e compromisso social”, explicou.
Defensor público e diretor da Easjur, Evenin Ávila explica que a colaboração interdisciplinar oferecerá uma excelente oportunidade de conhecimento para os professores e universitários, além de incentivar a desjudicialização de demandas. “A atuação integrada ampliará o alcance dos atendimentos nos projetos sociais da DPDF e oferecerá suporte especializado em casos judicializados, aproximando a instituição das faculdades para a colaboração mútua em processos de saúde pública”, afirmou.
Sobre o programa
O Programa de Interação Acadêmica da DPDF tem como intuito promover o contato direto entre universitários de diversas áreas e a prática jurídica e social. Por meio da iniciativa, estudantes de diversos cursos de graduação têm a oportunidade de participar de atividades multidisciplinares que os preparam para enfrentar os desafios profissionais, ao mesmo tempo em que auxiliam a comunidade vulnerável a ter acesso a serviços essenciais.
Além do aprendizado técnico, o programa incentiva a formação de um senso crítico e humanitário, promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento para a resolução de problemas complexos, como questões de direitos humanos, saúde, educação e violência doméstica. O intuito é fortalecer a capacidade de atuação da DPDF e ampliar a oferta de serviços públicos, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal
0 Comentários