Dicionário de Favelas Marielle Franco lança projeto Memória Viva





Foram entrevistadas lideranças históricas de diferentes territórios que fazem parte da construção e da organização do movimento de favelas do Rio de Janeiro


Memória Viva é um projeto do Dicionário de Favelas Marielle Franco que reúne entrevistas com lideranças comunitárias de favelas do estado do Rio de Janeiro. Apresentado por Mônica Francisco, referência histórica do Morro do Borel, cada episódio traz uma conversa em que moradores revivem memórias do passado, ao passo que analisam o presente e imaginam o futuro das favelas. 


Foram entrevistadas lideranças históricas de diferentes territórios que fazem parte da construção e da organização do movimento de favelas do Rio de Janeiro, além da coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco e representantes do Conselho Editorial.


Serão lançados 12 episódios que podem ser assistidos em vídeo, através do YouTube, e pelo formato de podcast, no Spotify. Os episódios também estarão disponíveis na plataforma da WikiFavelas, onde será apresentado um material completo, considerando a trajetória dos(as) entrevistados(as) e as transcrições das entrevistas.


Todo este material será útil tanto para moradores quanto para pesquisadores e usuários em geral que tenham o interesse de conhecer melhor as histórias de lutas das favelas e periferias do Rio de Janeiro. O projeto é uma realização do Dicionário de Favelas Marielle Franco em parceria com a Vídeo Saúde - Distribuidora da Fiocruz, o Canal Saúde e o 146x favelas.


O lançamento oficial do Memória Viva ocorreu no dia 28 de novembro, em uma transmissão exclusiva do Canal Saúde no programa Sala de Convidados. O programa pretendeu trazer os bastidores do projeto e a exibição do primeiro episódio.


diconário marielle franco


Sônia Fleury, Mônica Francisco e Benedita da Silva também foram entrevistadas



5 anos do Dicionário de Favelas Marielle Franco


O Dicionário de Favelas Marielle Franco nasceu há cinco anos com o objetivo de fomentar o intercâmbio, a produção e a divulgação dos conhecimentos sobre as favelas e periferias, de uma forma coletiva, horizontal, utilizando uma tecnologia de ponta, a plataforma wiki. Hoje, o projeto se baseia em uma plataforma virtual aberta, gratuita e livre que funciona de forma colaborativa, reunindo conhecimento sobre as favelas e periferias em formato de verbetes que podem ser enviados por qualquer um que esteja inscrito como colaborador.


A plataforma contém mais de 2 mil verbetes cadastrados, contando com cerca de 1.400 colaboradores, sob as temáticas relacionadas ao associativismo e história, às políticas públicas e à economia, aos processos culturais e de socialização e à saúde coletiva e integral nas favelas e periferias.


Para além da plataforma, espaço de compartilhamento de conhecimentos, o projeto também realiza oficinas, grupos de estudo, ciclos de debates e cursos de formação, visando a ampliação do acesso a tecnologias e saberes que permitam que todos(as) sejam capazes de contar e preservar suas memórias, incidindo politicamente sobre o futuro das cidades. O Memória Viva se pretende como uma dessas iniciativas, lançada em comemoração aos cinco anos de história do projeto.





Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/dicionario-de-favelas-marielle-franco-lanca-projeto-memoria-viva/?fsp_sid=5111

Postar um comentário

0 Comentários